terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ESPANHA

Tão católica quanto Portugal, a Espanha é detentora de uma das mais belas catedrais européias, em Sevilla. Mas o fervor espanhol não é só de fé. Um povo latino típico, que demonstra desde o século XV que pode viver muito bem na América. Mais organizados que os portugueses, os espanhóis administram muito bem a crise. Não se vê nas ruas espanhóis pedindo dinheiro (bem poucos), e sim, portugueses. A Espanha é um país com muito mais cara de Europa, mas perto da seriedade francesa, a Espanha pode ser uma grande festa.

Nunca vi povo tão obcecado pela loteria federal. É febre, mania, transformou-se em parte da cultura. Chama a atenção de qualquer turista estrangeiro, e na TV, irrita, mas irrita mesmo, dá dor de cabeça o sorteio de fim de ano. Quem viu, surpreendeu-se, quem não viu, aconselho que não veja. A parte desta parte peculiar da cultura, o espanhol desfruta do que possa ser a melhor culinária da Europa. Sorte nossa, é que ela fora importada para a América e é muito cultivada nos nossos vizinhos, Uruguai e Argentina. Bom mesmo é o tradicional Jamón, um presunto tirado diretamente do porco, cortado na hora por açougueiros habilidosos, que sem máquinas fazem um corte fino na carne e já servem para o cliente.

Só no centro de Madri, há dezenas de Museo Del Jamón. Uma rede de bares e restaurantes especializados no Presunto Ibérico, onde exibe as peças, centenas delas, nas vitrines, além de servir típicos pratos com essa carne. Encontra-se a famosa paella em qualquer tipo de restaurante, e é na Espanha que começam a surgir as laranjeiras. Estas árvores ficam cheias de frutas no inverno e não são poucas. Há um motivo simples para que não haja tanto suco natural de laranja em bares e restaurantes: fruta amarga. As laranjas são vermelhas por dentro e amargas, por isso os pés carregados, e várias, uma do lado da outra.


Os espanhóis também se orgulham do seu passado entre navegações e comércio. Encontra-se em Sevilla, o sepulcro de Cristóvão Colombo e em Barcelona, um monumento em homenagem ao navegador, fraquíssimo, por sinal. Barcelona, alias, sem dúvida está entre as cidades mais bonitas da Europa. Dona de uma organização, limpeza e diversos pontos turísticos, a cidade por si só explica o fato de ser uma das mais visitadas no mundo! Barcelona conserva muito bem as instalações olímpicas que receberam os jogos de 1992, diversas opções de diversão, um porto fenomenal e importantíssimo e muito lazer. É uma cidade completa.

A Espanha contrasta com o velho e o novo, principalmente em Madrid, remonta aos tempos medievais na imperdível Toledo é artística e charmosa em Barcelona. Sevilla é uma mistura muito bem feita de tudo isso, o que se resume que a Espanha é um país bem diferenciado entre as suas diferentes regiões. Catalunha, País Basco, Astúrias, Madrid e ainda sobra espaço para a cultura moura. Fantasticamente Espanha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário